sábado, 4 de abril de 2009

Entenda: O que é Ideologia

No seu sentido original, ideologia é uma palavra criada por Destutt de Iracy, em 1801 e foi usada para caracterizar a ciência que tem como objetivo a ideia, mas só só foi usada com sentido político no século XIX por Karl Max e Freidrich Engels.

A principal função da ideologia é ocultar realidade e evitar o conflito aberto entre dominadores e dominados. Este conflito que tem como base diferenças histórico-econômicas entre a classe dominante e a classe dominada.
Ela começou a existir a partir do momento em que houve divisão entre os que trabalhavam e os que pensavam, onde o qrupo que pensava (a classe mais alta) estabeleciam como os que trabalhavam tinham que pensar.

A ideologia é portanto uma forma de consciência, mas uma consciência parcial, ilusória e enganadora que se baseia na criação de conceitos e preconceitos como instrumentos de dominação.


Ela está presente em nosso dia-a-dia em todos os lugares, em propagandas, músicas, novelas, telejornais, filmes infantis, cantigas ..

Dentro da ideologia, exitem algumas características:

Naturalismo: tonar natural as ações humanas, exemplo das classes sociais, é natural o rico ter muito dinheiro enquanto há miseráveis no mundo que não tem nem o que comer.
Reificação: a dispersonificação da pessoa e personificação da coisa, exemplo: um sindicato de trabalhadores é visto como uma coisa e não como um grupo de pessoas.
Ocultação: oculta o verdadeiro conhecimento da realidade, exemplo: nós sabemos que há desiguladade social no mundo, mas em propagandas como a da Havaianas 'Todo mundo usa', passa uma sensação de igualdade entre todos.
Alienação: o afastamento da realidade.
Fetichização da mercadoria: a coisa exerce um domínio e fascinio sobre a pessoa.
Generalização: um unico caso é usado para generalizar outros, exemplo uma pessoas em milhares fica famosa, mas acreditamos se tiver trabalho, todos podemos ser famosos, ricos ..
Discurso lacunar: uso de 'meias verdades'.